Postulados da relatividade

A teoria da relatividade especial de Einstein é considerada por muitos cientistas uma das mais belas criações humanas.

Aqui nesse site é tratado de seu artigo que estabelece uma nova percepção da realidade. A Teoria da Relatividade Especial ou Restrita.

A Teoria da Relatividade Restrita é parte de uma série de quatro artigos publicados por Albert Einstein no ano de 1905, cujo teor foi extremamente impactante sobre as concepções existentes a respeito do tempo e do espaço.

Até tais contribuições a ciência vivia com a ideia de que tempo e espaço eram coisas dissociáveis e diferentes. O espaço era entendido como sendo apenas o cenário no qual os fenômenos físicos aconteciam, sendo algo imutável, rígido. A dimensão do tempo tinha caráter absoluto, transcorrendo exatamente da mesma forma para qualquer observador.

Essa concepção de espaço e tempo funciona muito bem nas experiencias diárias, tanto é verdade que parece estranho dizer que espaço e tempo são relativos dependendo do ponto de vista do qual são observados.

A Teoria da relatividade restrita ou especial está sedimentada em dois postulados:

1º O princípio da Relatividade: As Leis Físicas devem ser as mesmas em quaisquer referenciais inerciais.

2º A Constância da Velocidade da Luz: A Velocidade da Luz no vácuo tem o mesmo valor, \bf c\approx 3 \times 10^{8}\textrm{  m/s}, quando medida a partir de qualquer referencial inercial. Esse valor independe da velocidade do observador ou da fonte emissora de Luz.

Continue na página Dilatação do Tempo e a Contração do Espaço.