Biografia

Esta página apresenta uma visão da teoria da relatividade do ponto de vista histórico. A teoria da relatividade restrita e a teoria da relatividade geral, por vezes chamadas de teoria da relatividade de Einstein. Embora muitos cientistas e matemáticos tenham participado ativamente de muitos aspectos importantes de sua concepção, a estrutura e o entendimento completo enquanto teoria, foram obra de Albert Einstein.

Albert Einstein nasceu em Ulm,Württemberg, Alemanha no dia 14 de março do ano de 1879. No ano seguinte, em 1880, sua família mudaria-se para Munique, onde Einstein aos nove anos ingressou na Luitpold Gymnasium. Mais tarde a família de Einstein mudou-se para a Itália na cidade de Pavia, onde Einstein passou parte de sua adolescência.

Em 1896 ingressou na Federal Polytechnic School em Zurique na Suíça com o objetivo de tornar-se professor de Física e Matemática.

Quando graduou-se em 1901, não conseguiu uma vaga como professor e acabou por trabalhar num escritório de patentes, em Berna, também na Suíça.

Durante esse período que passou trabalhando no escritório de patentes, Einstein tinha bastante tempo livre já que realizava seu trabalho nas primeiras horas do expediente, e no restante do tempo ocupava-se em pensar sobre ciências.

Durante seu período de trabalho no escritório Einstein produziu muito de sua notável obra. O ano de 1905 foi particularmente especial para a ciência já que foi nesse ano que Einstein publicou uma série de artigos científicos de extrema relevância para a ciência, dentre eles a Teoria da Relatividade Restrita.

Ainda no produtivo ano de 1905, Einstein obteve o título de Doutor com uma tese sobre o Tamanho das Moléculas.

Embora seu artigo sobre a Relatividade Restrita tenha sido tão importante e fundamental para a mudança de percepção e entendimento do mundo, não foi por esse artigo que Einstein obteve seu título de Doutor, já que tratava-se de algo bastante revolucionário.

Em 1908 foi indicado para o cargo de professor assistente na Universidade de Berna.

Em 1909 tornou-se professor Júnior em Zurique.

Em 1911 aceitou uma proposta para um cargo de maior prestígio no setor alemão da Universidade de Praga, hoje cidade capital da República Tcheca.

Einstein acabou por retornar para Zurique no ano seguinte, 1912, para assumir um cargo semelhante na Universidade, o de professor pelo da Escola Politécnica de Zurique.

No ano de 1914 foi indicado para Diretor do Instituto de Física Kaiser Wilhelm e Professor na Universidade de Berlin. Tornou-se cidadão Alemão no ano de 1914. Cidadania essa que ele renunciou por razões políticas, estas últimas que o fizeram no ano de 1933, emigrar para os Estados Unidos.

Já nos Estados Unidos, Einstein tornou-se Professor de Física Teórica na Universidade de Princeton, tornando-se mais tarde Cidadão Americano no ano de 1940.

No ano de 1945 Einstein aposenta-se do cargo de Professor da Universidade de Princeton.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Einstein foi uma figura de liderança nas questões políticas mundiais, tanto é que a ele foi oferecida a Presidência do Estado de Israel, a qual ele negou.

Sua colaboração com o Dr. Chaim Weizamann, primeiro presidente de Israel, foi criar a Universidade Hebreu de Jerusalem.

Einstein parecia ter sempre uma visão bastante clara dos problemas da Física e de como resolvê-los. Ele atribui seu sucesso a uma estratégia que ele chamava de “stepping-stones”. Stepping-Stones são pequenas pedras posicionadas em sequencia de forma que possam ser usadas para se atravessar por exemplo, pequenos cursos de água.

Os insights de Einstein muito se deveram à sua genialidade, contudo seus momentos de solidão e relaxamento o levavam muitas vezes à solução de seus problemas.

Einstein estudou violino por influência de sua mãe que era pianista, e que a contragosto do próprio Einstein o fez ter aulas de música. Mais tarde essas aulas e a grande apreciação de Einstein pela música clássica forma grandes aliados dele. Einstein relatava que quando via-se diante de problemas aparentemente sem solução, punha-se a tocar e então, subitamente a resposta vinha a tona.

Quando em 1905 postulou a teoria da relatividade Especial, Einstein disse que essa  deveria prover uma Teoria da Gravitação. Em 1916 ele então publica sua teoria definitiva e generalizada da relatividade, a Teoria da Relatividade Geral.

Embora muito de sua notoriedade esteja relacionada às suas notórias contribuições a respeito das concepções de espaço-tempo, e portanto, de suas teorias da relatividade restrita e mais tarde da relatividade geral, Einstein foi agraciado com o prêmio Nobel no ano de 1921, pela explicação do efeito fotoelétrico. 

Einstein casou-se duas vezes, com sua primeira esposa em 1903 tiveram uma filha e dois filhos. Seu casamento terminou em 1919 quando então no mesmo ano, casou-se com Elsa Löwenthal, falecida em 1938.

Einstein morreu em 18 de Abril de 1955 em Princeton, New Jersey.