Interações dos neutrinos

Física para todos!

Smiley face

INTERAÇÕES ENVOLVENDO NEUTRINOS

Aprendemos no modelo padrão que a interação fraca é a única interação que os neutrinos sofrem. Por isso, vamos conhecê-la melhor aqui!

Há 2 tipos de interação fraca, a neutra (mediada por Z) e a carregada (mediada por W+ ou W), ambas interagem com os neutrinos.

 

Interação fraca neutra

A interação fraca neutra ocorre quando há espalhamento entre partículas, transferindo energia e quantidade de movimento após a interação. Durante o processo de espalhamento, há troca do bóson Z entre as partículas.

Observe o exemplo de interação fraca neutra no espalhamento neutrino-elétron.

Espalhamento Neutrino-Elétron

O diagrama mostra um neutrino do múon que se aproxima muito de um elétron, então eles “interagem”, ou seja, trocam o bóson Z, alterando suas  velocidades e energias. O espalhamento neutrino-elétron pode ser representado pela equação:

Na prática: Um neutrino com altíssima velocidade pode “interagir” com um elétron, transferindo energia e quantidade de movimento. Como consequência, esse elétron pode atingir velocidades superiores a da luz no meio que a interação ocorreu. Esse fenômeno é responsável para que consigamos detectar um neutrino.

Chamamos de espalhamento a “colisão” entre partículas. Podemos pensar que o espalhamento acontece quando uma partícula atinge outra e transfere parte da sua energia e da sua quantidade de movimento, algo similar a uma colisão entre 2 bolas de bilhar. Durante esse processo, as partículas não encostam entre si, a interação fraca acontece quando elas estão muito próximas, algo na ordem de 10-18 m.

Você pode ter uma noção do que é uma “colisão” entre partículas clicando aqui e acessando o simulador do PHET, Espalhamento de Rutherford. Observe que durante o espalhamento as partículas alfa sofrem desvios sem encostar no núcleo do átomo.

O espalhamento de Rutherford consiste em particulas alfa (carga elétrica positiva) sendo espalhadas por núcleo atômico (carga elétrica positiva). Neste caso, ocorre interação eletromagnética, mas é uma boa analogia para o espalhamento via interação fraca. Fonte: Phet/Espalahamento de Rutherford

Quando ouvir falar em interação, lembre que ela acontece quando as partículas se aproximam muito, não necessitando o contato.

 

Interação fraca carregada

A interação fraca carregada é um pouco mais complexa, mas vamos nos atentar apenas no que é importante para nosso estudo sobre neutrinos, focando na interação fraca carregada nos Léptons (= família dos neutrinos).

Quando ocorre essa interação, há um decaimento, ou seja, um Lépton se transforma no seu respectivo neutrino e emite um bóson Wou o neutrino se transforma no seu respectivo Lépton. Durante o processo de decaimento, há troca do bóson W entre as partículas.

Observe o exemplo de interação fraca carregada no decaimento do múon.

O diagrama mostra um múon decaindo em um neutrino do múon e um bóson W-, instantaneamente, o W dá origem a um elétron e um antineutrino do elétron. (Obs.: Todas as flechas apontadas contra o sentido do tempo representam sua antipartícula, por isso temos um antineutrino do elétron no diagrama apresentado.)

O decaimento do neutrino do múon pode ser representado pela equação:

Na prática: Um neutrino com energia suficiente pode se transformar no seu respectivo Lépton. Por exemplo, um neutrino do elétron pode decair num elétron. Isso só irá acontecer se o neutrino tiver energia suficiente para criar a massa do seu Lépton mais pesado. Lembre da equivalência: E = m.c2. Esse fenômeno é responsável para que consigamos detectar um neutrino e diferenciar o seu sabor.

CONCLUSÕES SOBRE OS NEUTRINOS

1. Existe 2 tipos de interação fraca, a neutra e a carregada.

2. A interação fraca neutra é mediada pelo bóson Z.

3. A interação fraca carregada é mediada pelos bósons W+ ou W.

4. Existe 2 processos de interação entre partículas: o espalhamento e o decaimento.

5. Espalhamento pode ser associado com uma “colisão” entre as partículas.

6. Decaimento pode ser associado com transformação de uma partícula em outra.

Parabéns! Você acabou de aprender muito sobre as partículas elementares e sobre os neutrinos! Agora você pode escolher o eixo que mais lhe interessar neste momento: as propriedades e características do neutrino, formas de produção do neutrino ou como os neutrinos são detectados.