Área de Concentração e Linhas de pesquisa


Área de concentração: Evolução e Diversidade
A área visa capacitar os estudantes a desenvolver pesquisa original sobre diferentes aspectos da diversidade biológica, em vários níveis de organização, de uma maneira integrada e com conhecimentos sólidos na estrutura conceitual da Biologia Evolutiva. 


Linhas de pesquisa

1. Sistemática e Biogeografia
São fornecidos elementos para a formação de pesquisadores sistematas e biogeógrafos: (1) teoria e prática taxonômicas e códigos de nomenclatura; (2) conhecimentos sobre a morfologia e anatomia comparada, assim como das técnicas para obtenção de dados desta natureza; (3) conhecimentos de Biologia Comparada, nos conceitos e técnicas de reconstrução filogenética e biogeográfica; (4) conhecimentos em técnicas de Biologia Molecular, para a resolução de problemas de reconstrução filogenética; e (5) conhecimentos sobre a biologia, história natural, ecologia e conservação dos grupos de estudo.

 

2. Ecologia e Conservação
São realizados estudos abordando relações ecológicas entre os organismos e entre eles e o ambiente, assim como estudos dedicados à aplicação destes conhecimentos à conservação da biodiversidade. As disciplinas fornecem conhecimentos sobre as ferramentas analíticas geralmente utilizadas em estudos ecológicos, que frequentemente necessitam de amplos conhecimentos de estatística e de modelagem. A formação destes pesquisadores também será baseada em conceitos de Taxonomia e Sistemática, assim como de Biologia Evolutiva, imprescindíveis para o discernimento entre as causas históricas e imediatas que afetam as relações entre os organismos e seus ambientes.