Proficiência em Língua Estrangeira

O aluno deverá lograr aprovação em prova de proficiência instrumental em língua inglesa até a conclusão do segundo quadrimestre cursado após o seu ingresso.

O candidato a ingresso no Curso de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade será submetido ao exame de proficiência durante a seleção, que não será considerado nem  eliminatório nem classificatório para o ingresso, sendo o candidato considerado proficiente ou não proficiente.

Caso o candidato aprovado na seleção seja considerado não proficiente, este deverá lograr proficiência em um dos dois exames a serem aplicados quadrimestralmente.

Caso o aluno não seja considerado proficiente até o final do segundo quadrimestre, não será aceita a sua matrícula no quadrimestre seguinte, sendo o aluno considerado desligado do Curso.

Em substituição ao exame de proficiência em língua inglesa serão aceitos certificados de proficiência do tipo TOEFL, Michigan ECCE e ECPE, ou equivalentes, emitidos por instituições autorizadas.

O candidato a Doutorado que tiver logrado proficiência em língua inglesa na UFABC ou em outra em que tenha cursado o Mestrado será dispensado do exame de proficiência no Curso de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade.

Caso o aluno seja reprovado na seleção de ingresso e for aprovado no exame de proficiência, este estará dispensado de novo exame de proficiência em caso de participar em novo exame seleção posteriormente.