Procedimentos para solicitação de defesa de tese/dissertação

 

Os procedimentos para solicitação de agendamento de defesa de dissertação (Mestrado) e tese (Doutorado) estão listados no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do ABC: http://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/ Os pedidos devem ser feitos com antecedência de ao menos 45 (quarenta e cinco) dias para que a coordenação avalie a composição da banca examinadora.


As bancas de Mestrado são compostas por três membros titulares (dois suplentes também devem ser indicados). Para a composição das bancas de Mestrado, além do presidente (o orientador ou, no caso da impossibilidade de comparecimento deste, o co-orientador), deve estar presente ao menos um membro externo à UFABC*, bem como um outro membro, que pode ser parte do quadro de docentes da UFABC.


As bancas de Doutorado são compostas por cinco membros titulares (ao menos dois suplentes também devem ser indicados). Para a composição das bancas de Doutorado, além do presidente (o orientador ou, no caso da
impossibilidade de comparecimento deste, o co-orientador), devem estar presentes ao menos dois membros externos à UFABC*, bem como outros dois membros, que podem ser parte do quadro de docentes da UFABC.


Informações sobre solicitação de transporte para membros da banca podem ser obtidas aqui:

http://propg.ufabc.edu.br/gratificacoes-diarias-e-passagens-para-bancas-de-defesa/


O prazo regulamentar para integralização dos créditos de Mestrado é de 24 (vinte e quatro) meses, a contar da data da primeira matrícula. Sendo assim, para a defesa dentro deste prazo, o agendamento deve ser feito no máximo para o dia anterior ao da primeira matrícula. Exemplo: matrícula em 10 de março de 2014; prazo máximo para defesa do Mestrado dentro de 24 meses: 09 de março de 2016.


O prazo regulamentar para integralização dos créditos de Doutorado é de 48 (quarenta e oito) meses, a contar da data da primeira matrícula. Sendo assim, para a defesa dentro deste prazo, o agendamento deve ser feito no máximo para o dia anterior ao da primeira matrícula. Exemplo: matrícula em 10 de março de 2014; prazo máximo para defesa do Doutorado dentro de 48 meses: 09 de março de 2018.


* É importante ressaltar a existência de uma  Portaria da Reitoria nº 460/2015, publicada no Boletim de Serviço nº 506, de 27/10/2015, limitando a participação de membros de fora do Estado de São Paulo em Bancas de Mestrado e Doutorado, além de dar outras providências. O texto decide: “Determinar que o ônus para a UFABC com o deslocamento de membros de bancas será limitado a trechos terrestres dentro do Estado de São Paulo.” Leia a Portaria da Reitoria nº 460/2015 na íntegra aqui.