DÚVIDAS FREQUENTES – PNPD

SOLICITAÇÃO

⇒ Taxas Relacionadas ao Evento;(Inscrição e/ou Submissão de Trabalho).

⇒ Valores de Referência para Bolsa – Auxílio: Despesas com alimentação, hospedagem, transporte e locomoção urbana serão pagas com um valor único

Importante – Para informações sobre os valores que podem ser solicitados pelo PNPD, entre em contato diretamente com a Divisão de Auxílios.

⇒ As datas para solicitação de auxílios estão na tabela Calendário de Recebimentos

⇒ As solicitações deverão ser entregues em datas específicas (confira calendário de recebimentos).Para informações sobre formulários e documentos acesse as abas relacionadas ao tipo de solicitação na página inicial de auxílios.

⇒ Será concedido apenas um auxílio por trabalho. No caso de coautoria de trabalho, será autorizado auxílio financeiro apenas para um dos autores. 

⇒ Apenas taxas que sejam relacionadas ao evento específico do qual o solicitante estará participando podem ser pagas não sendo permitido o pagamento de filiação / anuidade.

⇒ De acordo com as novas resoluções, o valor de referência já inclui diárias, alimentação e passagens, não havendo assim, necessidade de cotações de passagens aéreas ou terrestres e de hospedagem.

⇒ As solicitações não precisam vir previamente aprovadas pela coordenação do respectivo curso. Elas serão realizadas após a entrega de todas as solicitações, ficando a critério da coordenação a aprovação total, parcial ou mesmo a reprovação da solicitação por motivos acadêmicos / financeiros.

⇒ O aluno beneficiário poderá solicitar o cancelamento de sua solicitação de auxílio, encaminhando e-mail para auxiliospropg@ufabc.edu.br, com cópia para seu orientador (solicitante do auxílio), devendo esse cancelamento ser solicitado antes do pagamento do auxílio.

⇒ Se, após o recebimento do auxílio, o  aluno beneficiário não participar do evento, deverá encaminhar e-mail com uma justificativa para : auxiliospropg@ufabc.edu.br, com cópia para seu orientador (solicitante do auxílio). Neste caso, uma Guia de Recolhimento da União (GRU) será emitida para devolução do recurso e o beneficiário deverá entregar o comprovante de pagamento.

Importante: O aluno beneficiário ficará impedido de solicitar novos auxílios para evento até que a devolução dos recursos ocorra.

O beneficiário deverá verificar periodicamente a página de Auxílios da PROPG para obter informações sobre o resultado de sua solicitação acessando o link:

O pagamento do auxílio será através de depósito bancário em conta corrente do(a) discente, informada na solicitação. Não serão aceitas contas de terceiros, poupança ou conta conjunta;

A efetivação do pagamento do auxílio é feita pela Coordenação Geral de Finança e Contabilidade (CGFC) da UFABC, e depende do repasse financeiro por parte da CAPES 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

⇒ O beneficiário do auxílio deverá apresentar a prestação de contas à PROPG em até 15 (quinze) dias corridos após o final do evento, devendo ressarcir à UFABC a totalidade do valor recebido caso não haja justificativa para a não entrega da documentação no prazo acima e/ou quando a prestação de contas final tenha sido considerada insatisfatória ficando  o beneficiário e o docente solicitante bloqueados para a solicitação e liberação de novos auxílios até que a situação seja regularizada.

⇒ A documentação deverá ser entregue na secretaria da PROPG, sala 402 – bloco B, em até 15 (quinze) dias corridos após o final do evento. Os documentos e formulários para prestação de contas estão disponíveis nas abas relacionadas ao tipo de solicitação na página inicial de auxílios.

⇒ A Estadia pode ser comprovada com  recibos de passagens terrestres, notas fiscais de hospedagem e comprovantes de embarque.

⇒ Quando o beneficiário do auxílio não comparecer ao evento do qual recebeu auxílio, deverá automaticamente devolver o valor total recebido. Nesse caso informar a Divisão de Auxílios da PROPG  para que seja providenciada a GRU.

⇒ Existindo restituição à UFABC, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário. A GRU deverá ser quitada e o Comprovante de Pagamento de Títulos encaminhado à PROPG. Comprovantes de agendamento de pagamento não serão aceitos, pois o agendamento não significa pagamento, uma vez que seu cancelamento pode ser efetuado a qualquer tempo.
A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.

⇒ Quando houver despesas pagas em moeda estrangeira, a conversão a ser utilizada para a prestação de contas deverá ser a mesma utilizada pelo Financeiro na data do pagamento do auxílio. Caso haja dúvidas quanto ao valor, entrar em contato com a PROPG.

DÚVIDAS FREQUENTES – PNPD

SOLICITAÇÃO

⇒ Taxas Relacionadas ao Evento;(Inscrição e/ou Submissão de Trabalho).

⇒ Valores de Referência para Bolsa – Auxílio: Despesas com alimentação, hospedagem, transporte e locomoção urbana serão pagas com um valor único

Importante – Para informações sobre os valores que podem ser solicitados pelo PNPD, entre em contato diretamente com a Divisão de Auxílios.

⇒ As datas para solicitação de auxílios estão na tabela Calendário de Recebimentos

⇒ As solicitações deverão ser entregues em datas específicas (confira calendário de recebimentos).Para informações sobre formulários e documentos acesse as abas relacionadas ao tipo de solicitação na página inicial de auxílios.

⇒ Será concedido apenas um auxílio por trabalho. No caso de coautoria de trabalho, será autorizado auxílio financeiro apenas para um dos autores. 

⇒ Apenas taxas que sejam relacionadas ao evento específico do qual o solicitante estará participando podem ser pagas não sendo permitido o pagamento de filiação / anuidade.

⇒ De acordo com as novas resoluções, o valor de referência já inclui diárias, alimentação e passagens, não havendo assim, necessidade de cotações de passagens aéreas ou terrestres e de hospedagem.

⇒ As solicitações não precisam vir previamente aprovadas pela coordenação do respectivo curso. Elas serão realizadas após a entrega de todas as solicitações, ficando a critério da coordenação a aprovação total, parcial ou mesmo a reprovação da solicitação por motivos acadêmicos / financeiros.

⇒ O aluno beneficiário poderá solicitar o cancelamento de sua solicitação de auxílio, encaminhando e-mail para auxiliospropg@ufabc.edu.br, com cópia para seu orientador (solicitante do auxílio), devendo esse cancelamento ser solicitado antes do pagamento do auxílio.

⇒ Se, após o recebimento do auxílio, o  aluno beneficiário não participar do evento, deverá encaminhar e-mail com uma justificativa para : auxiliospropg@ufabc.edu.br, com cópia para seu orientador (solicitante do auxílio). Neste caso, uma Guia de Recolhimento da União (GRU) será emitida para devolução do recurso e o beneficiário deverá entregar o comprovante de pagamento.

Importante: O aluno beneficiário ficará impedido de solicitar novos auxílios para evento até que a devolução dos recursos ocorra.

O beneficiário deverá verificar periodicamente a página de Auxílios da PROPG para obter informações sobre o resultado de sua solicitação acessando o link:

O pagamento do auxílio será através de depósito bancário em conta corrente do(a) discente, informada na solicitação. Não serão aceitas contas de terceiros, poupança ou conta conjunta;

A efetivação do pagamento do auxílio é feita pela Coordenação Geral de Finança e Contabilidade (CGFC) da UFABC, e depende do repasse financeiro por parte da CAPES 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

⇒ O beneficiário do auxílio deverá apresentar a prestação de contas à PROPG em até 15 (quinze) dias corridos após o final do evento, devendo ressarcir à UFABC a totalidade do valor recebido caso não haja justificativa para a não entrega da documentação no prazo acima e/ou quando a prestação de contas final tenha sido considerada insatisfatória ficando  o beneficiário e o docente solicitante bloqueados para a solicitação e liberação de novos auxílios até que a situação seja regularizada.

⇒ A documentação deverá ser entregue na secretaria da PROPG, sala 402 – bloco B, em até 15 (quinze) dias corridos após o final do evento. Os documentos e formulários para prestação de contas estão disponíveis nas abas relacionadas ao tipo de solicitação na página inicial de auxílios.

⇒ A Estadia pode ser comprovada com  recibos de passagens terrestres, notas fiscais de hospedagem e comprovantes de embarque.

⇒ Quando o beneficiário do auxílio não comparecer ao evento do qual recebeu auxílio, deverá automaticamente devolver o valor total recebido. Nesse caso informar a Divisão de Auxílios da PROPG  para que seja providenciada a GRU.

⇒ Existindo restituição à UFABC, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário. A GRU deverá ser quitada e o Comprovante de Pagamento de Títulos encaminhado à PROPG. Comprovantes de agendamento de pagamento não serão aceitos, pois o agendamento não significa pagamento, uma vez que seu cancelamento pode ser efetuado a qualquer tempo.
A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.

⇒ Quando houver despesas pagas em moeda estrangeira, a conversão a ser utilizada para a prestação de contas deverá ser a mesma utilizada pelo Financeiro na data do pagamento do auxílio. Caso haja dúvidas quanto ao valor, entrar em contato com a PROPG.