EVENTOS – DISCENTES

NACIONAIS / INTERNACIONAIS

Trata-se de concessão de bolsa-auxílio a discentes regulares e condicionais de pós-graduação, para participação em eventos de natureza acadêmico-científica, conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 49/2019.

Conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 49/2019 e Portaria da ProPG nº 02/2018, as seguintes despesas poderão ser custeadas:

⇒ Taxas Relacionadas ao Evento (inscrição e/ou submissão de trabalho);

  • Para eventos realizados no Brasil: as taxas podem ser pagas até o limite de R$ 800,00.
  • Para eventos realizados no exterior: as taxas podem ser pagas até o limite de US$ 500,00.

⇒ Valores de Referência: custeio de despesas com transporte, hospedagem, alimentação e locomoção urbana, de acordo com a localidade de realização e a duração da participação no evento.

Clique aqui para consultar a TABELA DE VALORES

Atenção!

  • A solicitação da bolsa-auxílio implica o reconhecimento e aceitação de todas as condições previstas na Resolução da CPG nº 49/2019;
  • O formulário deverá ser sempre a versão mais recente disponível na página de Auxílios da ProPG;
  • Discentes com matrícula trancada ou tese/dissertação defendida antes do início do evento não farão jus à bolsa-auxílio;
  • O beneficiário receberá uma única bolsa-auxílio por evento, condicionada a apresentação de pelo menos um trabalho. No caso de coautoria de trabalho, será autorizado auxílio financeiro apenas para um dos autores;
  • É vedado o acúmulo do benefício desta bolsa-auxílio com o de qualquer outra fonte de fomento, entidade ou setor da UFABC para a mesma categoria de despesa;
  • Para eventos realizados na região metropolitana de São Paulo, apenas a taxa de inscrição pode ser solicitada;
  • Apenas taxas relacionadas ao evento (Inscrição e/ou Submissão de Trabalho) podem ser pagas. Se na taxa do evento estiver incluído o valor de filiação, associação e/ou anuidade, somente a taxa do evento será considerada.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

No caso de documentos emitidos em língua estrangeira (folder, taxa de inscrição, aceite, e-mails, etc.), deve ser entregue também uma tradução livre dos mesmos, excetuando-se documentos em língua inglesa e espanhola.

⇒ Formulário de Solicitação – Impresso em página única na sua versão atualizada.  FORMULÁRIO

  • O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com as assinaturas originais do discente solicitante e seu orientador ou coorientador.

⇒ Folder ou impressão da página do evento contendo: a apresentação do evento, local e data de realização;

⇒ Impressão da página do evento contendo os valores das taxas (somente quando solicitado auxílio para taxas relacionadas ao evento);

⇒ Impressão da conversão de moeda (somente para eventos com taxas em moeda estrangeira)

  • Em caso de taxa em moeda diferente do dólar americano, entregar a conversão para o dólar americano e do dólar para reais.  Clique aqui para acessar o Conversor de Moedas 

⇒ Carta de aceite do trabalho a ser apresentado (caso ainda não tenha sido emitida, poderá ser apresentada posteriormente, ficando a análise da solicitação condicionada a sua apresentação);

⇒ Resumo do trabalho a ser apresentado, contendo o título do trabalho;

  • O beneficiário da bolsa-auxílio deverá apresentar a prestação de contas em até 20 (vinte) dias corridos após o término do evento.
  • A prestação de contas deve ser entregue na Divisão de Auxílios da ProPG, Santo André, Bloco B, sala 402, 4º andar.
  • Não serão aceitos documentos por e-mail.
  • O formulário deverá ser sempre a versão mais recente disponível na página de Auxílios da ProPG.
  • O beneficiário da bolsa-auxílio será obrigado a ressarcir à UFABC o valor da bolsa-auxílio recebida, total ou parcialmente, conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 49/2019
  • Contas não prestadas implica na devolução total dos valores.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

⇒Formulário de Prestação de Contas – Impresso em página única na sua versão atualizada.  FORMULÁRIO

  • O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com as assinaturas originais do discente e do docente responsável ( o mesmo docente que assinou a solicitação de auxílio);

⇒ Cópia do Certificado de Participação no evento/atividade em nome do beneficiário;

⇒ Cópia do Certificado de Apresentação do trabalho em nome do beneficiário;

⇒ Canhotos de embarque originais, ou comprovante obtido no check in via internet, ou declaração emitida pela companhia de transporte ( ida e volta);   

⇒ Comprovante de compra das passagens  (somente se aprovado o auxílio para valor de referência).

Obs.: se utilizado transporte rodoviário, o comprovante de compra é o próprio canhoto de embarque, caso nele estejam descritos os valores de compra.

Importante: Não são aceitas despesas com combustíveis, estacionamento, aluguel de veículos, corrida em taxis executivos ou outras despesas incompatíveis.

⇒ Comprovante original do pagamento da taxa relacionada à atividade, contendo: valor pago, nome da organização recebedora e nome do beneficiário (somente se aprovado o auxílio para taxa);

⇒ Nota fiscal  de hotéis, pousadas e assemelhados, ou recibo de hospedagem em nome do beneficiário (somente se aprovado o auxílio para valor de referência)

⇒ Comprovantes de gastos: (somente se aprovado o auxílio para valor de referência).

Locomoção urbana:

  • Recibos de táxis ou Uber;
  • Comprovante de passagens de transporte coletivo;
  • Não serão aceitas despesas com combustíveis, estacionamento, aluguel de veículos, corrida em taxis executivos ou outras despesas incompatíveis.

Alimentação:

  • Nota fiscal ou cupom fiscal de restaurantes, lanchonetes e assemelhados;
  • Nota fiscal de supermercados (as despesas deverão ser compatíveis com a quantidade de consumo de alimento por aluno);
  • Não serão aceitas despesas com bebidas alcoólicas;
  • Não serão aceitas despesas com restaurantes de alto padrão ou cujo comprovante indique o consumo de mais pessoas.

Importante: O auxílio é individual e intransferível, não podendo ser utilizado para pagamentos de acompanhantes.

 

RESTITUIÇÃO DE VALORES

  • Existindo restituição à UFABC, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário. 
  • O comprovante de pagamento deverá ser encaminhado à Divisão de Auxílios da ProPG, por e-mail ou pessoalmente.
  • Não serão aceitos agendamentos de pagamento, uma vez que seu cancelamento pode ser efetuado a qualquer tempo.
  • A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.


DÚVIDAS FREQUENTES

 

 

EVENTOS – DISCENTES

NACIONAIS / INTERNACIONAIS

Trata-se de concessão de bolsa-auxílio a discentes regulares e condicionais de pós-graduação, para participação em eventos de natureza acadêmico-científica, conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 49/2019.

Conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 49/2019 e Portaria da ProPG nº 02/2018, as seguintes despesas poderão ser custeadas:

⇒ Taxas Relacionadas ao Evento (inscrição e/ou submissão de trabalho);

  • Para eventos realizados no Brasil: as taxas podem ser pagas até o limite de R$ 800,00.
  • Para eventos realizados no exterior: as taxas podem ser pagas até o limite de US$ 500,00.

⇒ Valores de Referência: custeio de despesas com transporte, hospedagem, alimentação e locomoção urbana, de acordo com a localidade de realização e a duração da participação no evento.

Clique aqui para consultar a TABELA DE VALORES

Atenção!

  • A solicitação da bolsa-auxílio implica o reconhecimento e aceitação de todas as condições previstas na Resolução da CPG nº 49/2019;
  • O formulário deverá ser sempre a versão mais recente disponível na página de Auxílios da ProPG;
  • Discentes com matrícula trancada ou tese/dissertação defendida antes do início do evento não farão jus à bolsa-auxílio;
  • O beneficiário receberá uma única bolsa-auxílio por evento, condicionada a apresentação de pelo menos um trabalho. No caso de coautoria de trabalho, será autorizado auxílio financeiro apenas para um dos autores;
  • É vedado o acúmulo do benefício desta bolsa-auxílio com o de qualquer outra fonte de fomento, entidade ou setor da UFABC para a mesma categoria de despesa;
  • Para eventos realizados na região metropolitana de São Paulo, apenas a taxa de inscrição pode ser solicitada;
  • Apenas taxas relacionadas ao evento (Inscrição e/ou Submissão de Trabalho) podem ser pagas. Se na taxa do evento estiver incluído o valor de filiação, associação e/ou anuidade, somente a taxa do evento será considerada.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

No caso de documentos emitidos em língua estrangeira (folder, taxa de inscrição, aceite, e-mails, etc.), deve ser entregue também uma tradução livre dos mesmos, excetuando-se documentos em língua inglesa e espanhola.

⇒ Formulário de Solicitação – Impresso em página única na sua versão atualizada.  FORMULÁRIO

  • O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com as assinaturas originais do discente solicitante e seu orientador ou coorientador.

⇒ Folder ou impressão da página do evento contendo: a apresentação do evento, local e data de realização;

⇒ Impressão da página do evento contendo os valores das taxas (somente quando solicitado auxílio para taxas relacionadas ao evento);

⇒ Impressão da conversão de moeda (somente para eventos com taxas em moeda estrangeira)

  • Em caso de taxa em moeda diferente do dólar americano, entregar a conversão para o dólar americano e do dólar para reais.  Clique aqui para acessar o Conversor de Moedas 

⇒ Carta de aceite do trabalho a ser apresentado (caso ainda não tenha sido emitida, poderá ser apresentada posteriormente, ficando a análise da solicitação condicionada a sua apresentação);

⇒ Resumo do trabalho a ser apresentado, contendo o título do trabalho;

  • O beneficiário da bolsa-auxílio deverá apresentar a prestação de contas em até 20 (vinte) dias corridos após o término do evento.
  • A prestação de contas deve ser entregue na Divisão de Auxílios da ProPG, Santo André, Bloco B, sala 402, 4º andar.
  • Não serão aceitos documentos por e-mail.
  • O formulário deverá ser sempre a versão mais recente disponível na página de Auxílios da ProPG.
  • O beneficiário da bolsa-auxílio será obrigado a ressarcir à UFABC o valor da bolsa-auxílio recebida, total ou parcialmente, conforme estabelecido na Resolução da CPG nº 49/2019
  • Contas não prestadas implica na devolução total dos valores.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

⇒Formulário de Prestação de Contas – Impresso em página única na sua versão atualizada.  FORMULÁRIO

  • O formulário deverá ser entregue devidamente preenchido e com as assinaturas originais do discente e do docente responsável ( o mesmo docente que assinou a solicitação de auxílio);

⇒ Cópia do Certificado de Participação no evento/atividade em nome do beneficiário;

⇒ Cópia do Certificado de Apresentação do trabalho em nome do beneficiário;

⇒ Canhotos de embarque originais, ou comprovante obtido no check in via internet, ou declaração emitida pela companhia de transporte ( ida e volta);   

⇒ Comprovante de compra das passagens  (somente se aprovado o auxílio para valor de referência).

Obs.: se utilizado transporte rodoviário, o comprovante de compra é o próprio canhoto de embarque, caso nele estejam descritos os valores de compra.

Importante: Não são aceitas despesas com combustíveis, estacionamento, aluguel de veículos, corrida em taxis executivos ou outras despesas incompatíveis.

⇒ Comprovante original do pagamento da taxa relacionada à atividade, contendo: valor pago, nome da organização recebedora e nome do beneficiário (somente se aprovado o auxílio para taxa);

⇒ Nota fiscal  de hotéis, pousadas e assemelhados, ou recibo de hospedagem em nome do beneficiário (somente se aprovado o auxílio para valor de referência)

⇒ Comprovantes de gastos: (somente se aprovado o auxílio para valor de referência).

Locomoção urbana:

  • Recibos de táxis ou Uber;
  • Comprovante de passagens de transporte coletivo;
  • Não serão aceitas despesas com combustíveis, estacionamento, aluguel de veículos, corrida em taxis executivos ou outras despesas incompatíveis.

Alimentação:

  • Nota fiscal ou cupom fiscal de restaurantes, lanchonetes e assemelhados;
  • Nota fiscal de supermercados (as despesas deverão ser compatíveis com a quantidade de consumo de alimento por aluno);
  • Não serão aceitas despesas com bebidas alcoólicas;
  • Não serão aceitas despesas com restaurantes de alto padrão ou cujo comprovante indique o consumo de mais pessoas.

Importante: O auxílio é individual e intransferível, não podendo ser utilizado para pagamentos de acompanhantes.

 

RESTITUIÇÃO DE VALORES

  • Existindo restituição à UFABC, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação emitirá uma GRU para pagamento dos valores devidos e encaminhará por e-mail ao beneficiário. 
  • O comprovante de pagamento deverá ser encaminhado à Divisão de Auxílios da ProPG, por e-mail ou pessoalmente.
  • Não serão aceitos agendamentos de pagamento, uma vez que seu cancelamento pode ser efetuado a qualquer tempo.
  • A prestação de contas só estará concluída após o envio do comprovante de pagamento da GRU.


DÚVIDAS FREQUENTES