ISAU Seco

Laboratório de integração de sistemas ambientais e urbanos – seco

Localização: L205 – Bloco L – Campus Santo André

Coordenadora: Maria Cleofé Valverde Brambila

Vice-coordenadora: Gabriela Farias Asmus

O Laboratório de Integração de Sistemas Ambientais e Urbanos (ISAU-seco) é formado por professores e alunos do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Urbana e da pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O ISAU-seco tem como objetivo desenvolver pesquisas que priorizem as interações entre a paisagem natural e os processos de ocupação urbana (que incluem todas as atividades que nele se desenvolve). Os elementos da paisagem são: solo, vegetação, água e atmosfera. A maioria das pesquisas busca avaliar as alterações nos elementos da paisagem, produto das atividades dentro do espaço urbano. Também, procura desenvolver ferramentas e conhecimentos que sirvam de subsídios para os tomadores de decisões e população em geral, de forma a tornar mais sustentável o espaço que habitamos.

As pesquisas que atualmente se desenvolvem no âmbito de TG, IC, PDPD, mestrados, pós-doc e monitorias são: estudos climáticos, variabilidades e impactos; clima urbano; estudos hidro-meteorológicos em bacias urbanas e grandes bacias; saúde ambiental; mudanças climáticas, ecologia e conservação e restauração da biodiversidade e tecnologias de geoprocessamento.

Grupo de pesquisa cadastrado no CNPq:

Integração de Sistemas Ambientais e Urbanos – ISAU:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7420868169063675.

Mais informações

Facebook: Laboratório ISAU – UFABC