DISCIPLINAS

Salas e horários das disciplinas do CTA

2018.2 – LINK
2018.3  – LINK

2019.1 – LINK

 _______________________________________________________________________________________

EMENTAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Metodologia científica e planejamento de pesquisa

Créditos:12

Ementa:

A disciplina abordará os temas: Ciência e conhecimento científico. Pesquisa e método científico. Elementos do método científico. Identificação de temas de pesquisa e entendimento científico de um problema.  Pesquisa qualitativa e quantitativa. Etapas da Pesquisa Científica. Construção lógica do trabalho científico. Processo de pesquisa, levantamento e caracterização de informações.  Integração do conhecimento teórico e prático. Tecnologia como aplicação do conhecimento científico. Planejamento experimental. Componentes de um Projeto de Pesquisa. Publicações Científicas e Redação Científica.  Durante a disciplina se estimulará a apresentação dos projetos de pesquisa de cada aluno, onde são explicitadas a justificativa da temática e as perguntas da investigação pretendida. Os projetos serão apresentados e debatidos entre alunos e professores, visando seu aperfeiçoamento e detalhamento.

Ciência ambiental

Créditos:12

Ementa:

Caracterização dos diferentes ambientes da Terra e os seus fatores condicionantes em diversas escalas de tempo e espaço, quanto às suas estruturas, interações e dinâmicas. Indicação das principais ações humanas sobre a natureza ao longo do tempo e de suas consequências ao equilíbrio ambiental. Interação de componentes físicos, bióticos e antrópicos em sistemas ambientais. Estudos de variáveis ambientais, suas variabilidades e inter-relações. Principais indicadores ambientais referentes à conservação e ao manejo dos ambientes. Capacitação dos alunos através de apresentações, levantamentos bibliográficos e leituras críticas.

Tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade

Créditos:12

Ementa:

Crescimento demofórico (crescimento populacional e tecnológico), emergência da questão ambiental e a evolução do debate mundial sobre o meio ambiente. Desenvolvimento e meio ambiente, contradições e convergências: propostas tecnológicas. Apresentação e discussão dos rumos que vêm sendo tomados pela ciência e pela tecnologia para o desenvolvimento sustentável. Aplicação de conhecimento científico no desenvolvimento de técnicas para a proposição de soluções ambientalmente sustentáveis. Atenuação de impactos do uso do espaço biofísico, necessidade de conservação dos recursos hídricos e edáficos, bem como a gestão do risco. Tecnologias para a prevenção e minimização de impactos ambientais: perspectivas e avanços. Proposição de tecnologias para a solução de problemas ambientais.

Seminários em Ciência e Tecnologia Ambiental

Créditos: 2

Ementa: Esta atividade tem por objetivo oferecer ao discente uma visão interdisciplinar de pesquisas na área de Ciência e Tecnologia Ambiental, abordando temas atuais e relevantes para complementação da formação acadêmica do aluno. Para tanto, serão convidados a apresentar e expor resultados de estudos os pesquisadores de outros centros e programas de pós-graduação, e também pesquisadores da casa.

Estágio de Docência (obrigatória apenas para bolsistas CAPES)

A disciplina de Estágio de Docência é obrigatória para bolsistas CAPES, e é regulamentada pela resolução ConSEPE Nº 75 ,que destacamos:

Art. 4º As seguintes atividades acadêmicas poderão ser desenvolvidas pelo aluno no Estágio de Docência:

I- contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula;

II- preparar aulas teóricas e/ou práticas;

III- ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina;

IV- corrigir exercícios e/ou provas e

V- acompanhar as avaliações de aprendizagem.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Métodos para tratamento de dados ambientais

Créditos:12

Ementa:

Tratamento e análise estatística de dados; Análise de séries temporais; Representação dos sistemas ambientais em sistemas de informação geográfica (SIG); Técnicas de análises espaciais; Modelagem da dinâmica ambiental; Estudos de casos e aplicação

Poluição ambiental

Créditos:12

Ementa:

Comportamento das espécies químicas nos compartimentos ambientais: ar, água, solo e sedimento e suas interações com os ecossistemas; Interações entre os compartimentos ambientais; Fontes de poluição e principais poluentes e contaminantes; Dispersão de poluentes e contaminantes (causas e consequências); Capacidade ambiental de autodepuração de poluentes. Estudos de casos que aplicam os conhecimentos adquiridos no curso.

Monitoramento ambiental

Créditos:12

Ementa:

Conceitos e procedimentos de monitoramento. Escolha de parâmetros a serem monitorados. Técnicas de monitoramento associadas aos fatores e impactos ambientais. Processo de coleta de amostras e dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais (rede de monitoramento). Monitoramento e qualidade das águas. Monitoramento da atmosfera e qualidade do ar. Monitoramento da qualidade do solo. Monitoramento de componentes do meio biótico – fauna e flora. Estudos de casos.

O clima nos sistemas ambientais

Créditos:12

Ementa:

Componentes do sistema Terra e relação com o clima. Mudanças climáticas (naturais, antropogênicas). Sistemas dinâmicos atmosféricos e sua influência nas atividades humanas. Vulnerabilidade climática. Impacto das megacidades na qualidade do ar e no clima. Processo de investigação de inter-relações entre clima e variáveis ambientais.

Tópicos avançados em ciência e tecnologia ambiental

Créditos:12

Ementa:

Disciplina com ementa variável e oferecida de acordo com a demanda dos alunos.  Devendo incluir estudos de casos com trabalho de campo para diagnóstico e propostas de soluções.

Reciclagem e ambiente

Créditos:12

Ementa:

A modernização e a reciclagem. Mercado da reciclagem. Análise de ciclo de vida dos processos e produtos. Degradação dos materiais. Principais tipos de materiais recicláveis. Separação e contaminação. Tecnologias de reciclagem e reprocessamento de materiais. Aspectos energéticos e humanitários da reciclagem. Políticas de gerenciamento de resíduos.

Recuperação ambiental

Créditos:12

Ementa:

Conceituação; Principais fatores à degradação ambiental; Tecnologias avançadas para a recuperação de áreas degradadas. Remediação e readequação de sistemas aquáticos e terrestres. Contaminação e remediação ambiental: conceitos e princípios. Contaminação de solo e água e passivos ambientais. Níveis de recuperação, e Etapas de recuperação: Manejo e conservação de áreas recuperadas. Escalas de abordagem (local, paisagens, regional, bacias hidrográficas).

Biotransformação de materiais e resíduos orgânicos

Créditos:12

Ementa:

Classes de materiais e resíduos orgânicos e toxicidade. Identificação de compostos poluentes do solo, ar e água. Materiais e resíduos biodegradáveis e recalcitrantes. Tipos e mecanismos de biodegradação. Fatores que interferem na biodegradabilidade. Compósitos biodegradáveis. Métodos e normas de avaliação da biodegradação. Aspectos de ecotoxicidade na biodegradação de polímeros e poluentes.

Tecnologias avançadas no tratamento de efluentes

Créditos:12

Ementa:

Caracterização e tratamento de efluentes. Sistemas e processos físicos e químicos. Processos oxidativos avançados. Poluentes emergentes e recalcitrantes. Processos aplicados aos diferentes setores industriais, devido à fontes de poluição pontuais e difusas.

Mobilidade Sustentável

Créditos:12

Ementa:

Planejamentos do transporte e mudanças climáticas, metodologia para distribuir reduções de CO2 no transporte, indicadores ambientais de transporte e as cadeias de abastecimento sustentável: tendências em consumos e emissões, efeitos da crise econômica nos indicadores de desenvolvimento fundamentais do transporte de mercadorias e passageiros na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e Brasil. Avaliação dos custos externos gerados pelas distintas alternativas modais, redução dos custos externos do transporte, especialmente no transporte de mercadorias e transporte público de passageiros. Análise da eficiência energética e ambiental do transporte de mercadorias e passageiros: determinação dos fatores de emissão veiculares, otimização dos recursos energéticos e ambientais na fase de exploração de infraestruturas de alta capacidade na RMSP e Brasil. Transporte e qualidade do ar: influência da tecnologia de veículos e combustíveis, histórico da legislação pertinente no Brasil e etapas do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Modelos de dispersão de poluentes e qualidade do ar, inventário de emissões em modelos de qualidade do ar, cenários globais de mudanças climáticas, dados experimentais de inventário de emissões.

Uso de Dados Espaciais para Estudos Ambientais

Créditos:12

Ementa:

Aulas teórico-práticas com uma breve exposição sobre o conteúdo a ser abordado, com estudos de caso que ilustrem o uso dos dados espaciais. Após a exposição, serão feitas atividades práticas em computador para familiarização e uso das ferramentas com dados espaciais. Serão abordados conceitos fundamentais como cartografia básica, principais sistemas de coordenadas, estrutura e formato de dados espaciais. Também serão abordadas as principais ferramentas para processamento de dados espaciais vetoriais e matriciais, além de ferramentas básicas de análise estatística espacial básica. A disciplina também contará com um trabalho desenvolvido em grupos, no qual os alunos deverão aplicar os conhecimentos adquiridos em aula para utilizar os dados espaciais para solução de problemas na área ambiental. Ao final do curso, os alunos realizarão uma apresentação com os resultados do trabalho.