DISCIPLINAS

O CTA adotou uma grade fixa para as disciplinas obrigatórias de maneira a facilitar o planejamento dos discentes do programa.

No primeiro quadrimestre de cada ano serão ofertadas as disciplinas Seminários em Ciência e Tecnologia Ambiental III e Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

No segundo quadrimestre serão ofertadas as disciplinas Seminários em Ciência e Tecnologia Ambiental I e Metodologia Científica e Planejamento de Pesquisa.

No terceiro quadrimestre serão ofertadas as disciplinas Seminários em Ciência e Tecnologia Ambiental II Ciência Ambiental.

A oferta de disciplinas eletivas é variável a cada quadrimestre, sendo definida após consulta ao corpo discente para avaliação da demanda e segundo a disponibilidade do corpo docente.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Metodologia científica e planejamento de pesquisa

Créditos:12

Ementa: A disciplina abordará os temas: Ciência e conhecimento científico. Pesquisa e método científico. Elementos do método científico. Identificação de temas de pesquisa e entendimento científico de um problema. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Etapas da Pesquisa Científica. Construção lógica do trabalho científico. Processo de pesquisa, levantamento e caracterização de informações. Integração do conhecimento teórico e prático. Tecnologia como aplicação do conhecimento científico. Planejamento experimental. Componentes de um Projeto de Pesquisa. Publicações Científicas e Redação Científica. Durante a disciplina se estimulará a apresentação dos projetos de pesquisa de cada aluno, onde são explicitadas a justificativa da temática e as perguntas da investigação pretendida. Os projetos serão apresentados e debatidos entre alunos e professores, visando seu aperfeiçoamento e detalhamento.


Ciência ambiental

Créditos:12

Ementa: Caracterização dos diferentes ambientes da Terra e os seus fatores condicionantes em diversas escalas de tempo e espaço, quanto às suas estruturas, interações e dinâmicas. Indicação das principais ações humanas sobre a natureza ao longo do tempo e de suas consequências ao equilíbrio ambiental. Interação de componentes físicos, bióticos e antrópicos em sistemas ambientais. Estudos de variáveis ambientais, suas variabilidades e inter-relações. Principais indicadores ambientais à conservação e ao manejo dos ambientes. Capacitação dos alunos através de apresentações, levantamentos bibliográficos e leituras críticas.


Tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade

Créditos:12

Ementa: Crescimento demofórico (crescimento populacional e tecnológico), emergência da questão ambiental e a evolução do debate mundial sobre o meio ambiente. Desenvolvimento e meio ambiente, contradições e convergências: propostas tecnológicas. Apresentação e discussão dos rumos que vêm sendo tomados pela ciência e pela tecnologia para o desenvolvimento sustentável. Aplicação de conhecimento científico no desenvolvimento de técnicas para a proposição de soluções ambientalmente sustentáveis. Atenuação de impactos do uso do espaço biofísico, necessidade de conservação dos recursos hídricos e edáficos, bem como a gestão do risco. Tecnologias para a prevenção e minimização de impactos ambientais: perspectivas e avanços. Proposição de tecnologias para a solução de problemas ambientais.


Seminários em Ciência e Tecnologia Ambiental I, II e III

Créditos: 1

Ementa: Esta atividade tem por objetivo oferecer ao discente uma visão interdisciplinar de pesquisas na área de Ciência e Tecnologia Ambiental, abordando temas atuais e relevantes para complementação da formação acadêmica do aluno. Para tanto, serão convidados a apresentar e expor resultados de estudos os pesquisadores de outros centros de pesquisa, de outros programas de pós-graduação, e também pesquisadores da casa.


Estágio de Docência (obrigatória apenas para bolsistas CAPES)

A disciplina de Estágio de Docência é obrigatória para bolsistas CAPES, e é regulamentada pela resolução ConSEPE Nº 75 ,que destaca:

Art. 4º As seguintes atividades acadêmicas poderão ser desenvolvidas pelo aluno no Estágio de Docência:

I- contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula;

II- preparar aulas teóricas e/ou práticas;

III- ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina;

IV- corrigir exercícios e/ou provas e

V- acompanhar as avaliações de aprendizagem.


DISCIPLINAS ELETIVAS

Análise de Dados Ambientais

Créditos:12

Ementa: Levantamento e tratamento de dados; Análise exploratória de dados: medidas de posição e de dispersão; Função de Distribuição de Probabilidade; Inferência estatística: estimação de parâmetros, intervalos de confiança; Testes de Hipótese (Testes: t e F, ANOVA); Análise de correlação e regressão; Análise Multivariada; Estudos de casos e aplicação em dados ambientais.


Biotransformação de materiais e resíduos orgânicos

Créditos: 12

Ementa: Classes de materiais e resíduos orgânicos e toxicidade. Identificação de compostos poluentes do solo, ar e água. Materiais e resíduos biodegradáveis e recalcitrantes. Tipos e mecanismos de biodegradação. Fatores que interferem na biodegradabilidade. Compósitos biodegradáveis. Métodos e normas de avaliação da biodegradação. Aspectos de ecotoxicidade na biodegradação de polímeros e poluentes.


Caracterização Geoambiental

Créditos: 12

Ementa: Conceitos de caracterização e monitoramento geoambiental; Geomateriais. Áreas de disposição de resíduos. Amostragem deformada e indeformada de Solos e Resíduos. Preservação e Análises. Ensaios de caracterização e monitoramento de solos contaminados, resíduos sólidos e águas subterrâneas. Mapeamento de geossistemas (rocha, relevo, solo, vegetação): amostragem pontual e de perfil, técnicas de espacialização Métodos diretos e indiretos de investigação geoambiental. Classificação e Compactação dos Solos; Índices Físicos; Ensaios de Caracterização geotécnica; Estrutura dos solos / Mineralogia das Argilas. Visitas técnicas em laboratórios de caracterização de geomateriais.


Mobilidade sustentável

Créditos:12

Ementa: Planejamentos do transporte e mudanças climáticas, metodologia para distribuir reduções de CO2 no transporte, indicadores ambientais de transporte e as cadeias de abastecimento sustentável: tendências em consumos e emissões, efeitos da crise econômica nos indicadores de desenvolvimento fundamentais do transporte de mercadorias e passageiros na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e Brasil. Avaliação dos custos externos gerados pelas distintas alternativas modais, redução dos custos externos do transporte, especialmente no transporte de mercadorias e transporte público de passageiros. Análise da eficiência energética e ambiental do transporte de mercadorias e passageiros: determinação dos fatores de emissão veiculares, otimização dos recursos energéticos e ambientais na fase de exploração de infraestruturas de alta capacidade na RMSP e Brasil. Transporte e qualidade do ar: influência da tecnologia de veículos e combustíveis, histórico da legislação pertinente no Brasil e etapas do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Modelos de dispersão de poluentes e qualidade do ar, inventário de emissões em modelos de qualidade do ar, cenários globais de mudanças climáticas, dados experimentais de inventário de emissões.


Monitoramento ambiental

Créditos:12

Ementa: Conceitos de caracterização e monitoramento ambiental e geoambiental.  Amostragem, preservação e análises de solos, resíduos sólidos, ar, águas superficiais e subterrâneas e componentes do meio biótico (fauna e flora). Procedimentos de monitoramento: inventário, diagnóstico e prognóstico. Escolha de indicadores a serem monitorados. Processo de coleta de amostras e dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais (planos de monitoramento). Métodos diretos e indiretos de investigação e monitoramento geoambiental. Caracterização geoambiental de solos contaminados e resíduos sólidos. Visita técnica.


O clima nos sistemas ambientais

Créditos:12

Ementa: Componentes do sistema Terra e relação com o clima. Mudanças climáticas (naturais, antropogênicas). Sistemas dinâmicos atmosféricos e sua influência nas atividades humanas. Vulnerabilidade climática. Impacto das megacidades na qualidade do ar e no clima. Processo de investigação de inter-relações entre clima e variáveis ambientais.


Poluição ambiental

Créditos:12

Ementa: Comportamento das espécies químicas nos compartimentos ambientais: ar, água, solo e sedimento e suas interações com os ecossistemas; Interações entre os compartimentos ambientais; Fontes de poluição e principais poluentes e contaminantes; Dispersão de poluentes e contaminantes (causas e consequências); Capacidade ambiental de autodepuração de poluentes. Estudos de caso que aplicam os conhecimentos adquiridos no curso.


Reciclagem e ambiente

Créditos:6

Ementa: A modernização e a reciclagem. Mercado da reciclagem. Análise de ciclo de vida dos processos e produtos. Degradação dos materiais. Principais tipos de materiais recicláveis. Separação e contaminação. Tecnologias de reciclagem e reprocessamento de materiais. Aspectos energéticos e humanitários da reciclagem. Políticas de gerenciamento de resíduos.


Recuperação ambiental

Créditos:12

Ementa: Conceitos associados à recuperação de áreas degradadas; formas de implementação das ações de recuperação de áreas degradadas e fatores importantes para o planejamento da intervenção: objetivos, recursos, histórico de uso, fonte de degradação e nível de degradação, contextos da paisagem e socioeconômico. Funcionalidade e propriedades dos ambientes naturais e urbanos. Fatores impactantes aos ambientes rurais e urbanos: histórico da ocupação dos espaços, do uso e das formas de exploração de recursos naturais; degradação de ecossistemas naturais; de sistemas agrosilvopastoris e urbanos. Fatores de risco para áreas degradadas: queimada; desmatamento; caça; produção de madeira e alimento; invasões biológicas; fragmentação; poluição química, sonora e atmosférica; assoreamento de corpos hídricos. Passivo ambiental e industrial em áreas urbanas; Brownfields; Gerenciamento de áreas contaminadas; Intervenções Geoambientais; Remediação, Obras Geotécnicas; Biorremediação. Recuperação em função do tipo de atividade; Recursos Hídricos; Técnicas, métodos e processos físicos, químicos e biológicos para recuperação de áreas degradadas. Benefícios e potenciais problemas das ações de recuperação. Aula prática (saída de campo).


Recuperação de Recursos de Águas Residuárias

Créditos:12

Ementa: Crescimento populacional, water, energy, food nexus, necessidade de recuperação de recursos. Estratégias para a recuperação de recursos dos esgotos sanitários: água, energia e nutrientes. Impactos econômicos, ambientais, legais e sociais da recuperação de recursos dos esgotos sanitários. Recuperação e reúso de água: tecnologias para recuperação de água, qualidade da água recuperada, aplicações de reúso de água. Recuperação de energia: energia contida nos esgotos sanitários, processos anaeróbios, sistemas bioeletroquímicos, aproveitamento energético do lodo. Recuperação de nutrientes: recuperação de nitrogênio, recuperação de fósforo.


Tecnologias avançadas no tratamento de efluentes

Créditos:12

Ementa: Caracterização e tratamento de efluentes. Sistemas e processos físicos e químicos. Processos oxidativos avançados. Poluentes emergentes e recalcitrantes. Processos aplicados aos diferentes setores industriais, devido a fontes pontuais e difusas.


Tópicos avançados em ciência e tecnologia ambiental I

Créditos:12

Ementa: Disciplina com ementa variável e oferecida de acordo com a demanda dos alunos.  Devendo incluir estudos de casos com trabalho de campo para diagnóstico e propostas de soluções.


Tópicos avançados em ciência e tecnologia ambiental II

Créditos:12

Ementa: Disciplina com ementa variável e oferecida de acordo com a demanda dos alunos.  Devendo incluir estudos de casos com trabalho de campo para diagnóstico e propostas de soluções.


Tópicos avançados em ciência e tecnologia ambiental III

Créditos:6

Ementa: Disciplina com ementa variável e oferecida de acordo com a demanda dos alunos.  Devendo incluir estudos de casos com trabalho de campo para diagnóstico e propostas de soluções.


Tópicos avançados em ciência e tecnologia ambiental IV

Créditos:6

Ementa: Disciplina com ementa variável e oferecida de acordo com a demanda dos alunos.  Devendo incluir estudos de casos com trabalho de campo para diagnóstico e propostas de soluções.


Uso de Dados Espaciais para Estudos Ambientais

Créditos:12

Ementa: Conceitos fundamentais como cartografia básica, principais sistemas de coordenadas, estrutura e formato de dados espaciais. Principais ferramentas para processamento de dados espaciais vetoriais e matriciais e ferramentas básicas de análise estatística espacial básica. Atividades práticas e estudos de caso para soluções de problemas.