Andrea de Oliveira Cardoso

Profa. Dra. Andrea de Oliveira Cardoso

Possui graduação em Física, pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado e Doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, com foco em Climatologia. Além de estudo de caracterização climática (padrões, variabilidades, tendências e extremos), também desenvolve pesquisa aplicada à relação clima – energia, clima – agricultura, clima – recursos hídricos, clima urbano, influências e impactos climáticos. Atualmente, é professora na Universidade Federal do ABC (UFABC) onde ministra aulas de Climatologia, Hidrologia, Clima Urbano e Modelagem Ambiental ao curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Urbana. Também ministra disciplinas e orienta pesquisas de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, com abordagem interdisciplinar incluindo aspectos relacionados ao clima. Alguns temas de pesquisa orientados (trabalho de conclusão de curso, iniciação científica e mestrado) e tratados em projetos de pesquisa são: Hidroclimatologia (estudos de tendências, extremos, influência climática em bacias hidrográficas e previsão de vazão); Agrometeorologia (influência do clima na agricultura); Estudo de caracterização climática e meteorológica (regional e local); Influência climática (chuva – deslizamento; extremos secos e chuvosos; clima e qualidade do ar; vulnerabilidade ambiental e arquitetura bioclimática).

Maiores informações sobre publicações e projetos constam no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0608610801574202