Leandro Reverberi Tambosi

Prof. Dr. Leandro Reverberi Tambosi

Sou biólogo, com bacharelado (2004) e licenciatura (2005) pela Universidade de São Paulo. Tenho mestrado (2008) e doutorado (2014) em Ecologia pelo Instituto de Biociências da USP, mestrado (2012) em Gestión y Restauración del Medio Natural pela Universidad de Alicante – Espanha) e pós-doutorado (2014-2016) pela USP com período na Columbia University – EUA. Sou professor adjunto da Universidade Federal do ABC e atualmente sou coordenador e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do ABC e orientador permanente no Programa de Pós-Graduação em Ecologia do IB-USP. Tenho experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagens, Conservação e Restauração da biodiversidade e de serviços ecossistêmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação biológica, planejamento ambiental, restauração ecológica, serviços ecossistêmicos, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Meus projetos de pesquisa estão focados em “Abordagens espaciais para o manejo de paisagens com ênfase na conservação e restauração da biodiversidade e de serviços ecossistêmicos”

Meu interesse nesta linha de pesquisa nasceu pelo fato dos recursos naturais estarem heterogeneamente distribuídos no espaço, formando um mosaico de elementos interconectados que influenciam e são influenciados pelas ações humanas. Neste contexto, a gestão dos recursos naturais visando garantir a conservação e restauração da biodiversidade e do bem estar humano requer abordagens espacialmente explícitas. O objetivo principal dos meus projetos de pesquisa é fornecer subsídios para tomada de decisão na gestão dos recursos naturais através da produção e divulgação de conhecimento científico sobre o funcionamento dos sistemas ambientais e de ferramentas para tomada de decisão utilizando uma abordagem espacialmente explícita.

Links

E-mail: l.tambosi@ufabc.edu.br

C V Lattes: http://lattes.cnpq.br/5301210732686095

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Leandro_Tambosi

ResearcherID: http://www.researcherid.com/rid/B-2359-2013

MyCitations: https://scholar.google.com/citations?user=4hICKqMAAAAJ

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5486-7310