LINHAS DE PESQUISA

 LINHAS DE PESQUISA

O programa de pós-graduação conta com uma área de concentração, que é seu foco central temático, com a ciência ambiental promovendo o suporte para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias para prevenção, solução e mitigação de problemas ambientais, através da geração de conhecimentos sobre a funcionalidade e a dinâmica dos sistemas e das consequências decorrentes das interferências promovidas pelo Homem. Esta área de concentração é suportada por duas linhas de pesquisa: Sistemas Ambientais, que se propõe a reunir e gerar conhecimento científico sobre diversos ambientes, direcionado à interpretação de suas dinâmicas naturais e antrópicas, visando subsidiar o desenvolvimento de tecnologias para solucionar problemas; e Tecnologias Ambientais, cuja finalidade é a de desenvolver técnicas que promovam a conservação e a recuperação ambiental.

Sistemas Ambientais

Esta linha de pesquisa se refere à caracterização dos ambientes naturais quanto à sua estrutura e funcionamento, no espaço e no tempo, identificação de seus fatores condicionantes e o entendimento da dinâmica dos processos naturais e das consequências de interferências antrópicas. Esta caracterização permitirá entender o funcionamento dos sistemas, incluindo os seus limites de resistência e de resiliência, que serão suporte às técnicas de manutenção e recuperação de suas propriedades. Entre as abordagens esperadas, ressaltam-se: i) a caracterização de ambientes naturais; ii) identificação de alterações ambientais causadas por ações antrópicas (e.g. queimadas, desmatamento, poluição e mudanças no uso da terra); iii) estratégias de monitoramento ambiental; iv) análise da dinâmica de dispersão de poluentes; v) o estudo de variações e mudanças climáticas, relacionadas aos efeitos antrópicos e naturais, e seus impactos.

 Tecnologias Ambientais

 Essa linha de pesquisa refere-se ao uso de tecnologias consagradas e, com base nos avanços científicos, ao desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias aplicadas a sistemas naturais, para fins da conservação, e artificiais, voltadas à mitigação dos impactos ambientais ou à recuperação de áreas degradadas. A partir do suporte de informações sobre as características dos sistemas naturais e modificados pelo Homem, serão utilizadas ou desenvolvidas técnicas que previnam, atenuem ou recuperem ambientes degradados com base nas suas propriedades características. Serão aprofundados estudos voltados ao desenvolvimento e/ou uso de tecnologias para: i) a prevenção e o tratamento de águas, efluentes e resíduos; ii) o monitoramento ambiental visando a recuperação de áreas degradadas; iii) a recuperação de áreas degradadas; iv) o desenvolvimento de processos e materiais de baixo impacto ambiental (e.g. reciclagem de materiais, produção de materiais biodegradáveis); v) a sustentabilidade.